quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Movimento Punk de Camocim no combate as drogas



Entrevista com Diogo A. Santiago, estudante, baterista da Banda Grito Suburbano e representante do Movimento Punk de Camocim.

1. O que é ser Punk?

Ser Punk vai além do jeito de se vestir, mas diz respeito a ter atitude para mudar a realidade. O Punk sofre muito preconceito, as pessoas acham que somos drogados, mas  estamos tentando mudar essa visão.

2. Quais são as bandas de referência do Movimento Punk?

Banda Garotos Podres, Ratos de Porão Calibre 12, Ramones, Sex Pistols, The Clash, Inocentes e várias outras bandas.

3. Em Camocim existem festas específicas do Movimento Punk?

Sim, existe o Rock Fest, o Halloween Rock e o Festival de Bandas de Garagem.

4. Como você vê a questão da droga?

A gente sabe que dentro do movimento punk existem pessoas que bebem, fumam, como tem em qualquer outro grupo. Mas a gente tenta desfazer essa imagem de que o punk é um louco, um psicopata. O modo de se vestir do punk é uma denúncia ao sistema capitalista, que é injusto e desigual. Pois, enquanto os ricos viajam em navios e aviões, os pobres ficam em salas de esperas de hospitais. 

5. Como é ser jovem em Camocim?

Nós temos poucas opçoes de lazer. O que eu faço é tocar bateria no NAEC - Núcleo de Arte e Cultura e me reúno com os meus amigos do movimento para falar sobre música e sobre os problemas da sociedade. 

6. Você pratica algum esporte?

Eu gosto de andar de skate, mas também é outro grupo discriminado em Camocim, pois as pessoas logo associam à questão da droga, assim como os que usam cabelo moicano. Mas isso não tem nada a ver. Fico muito triste quando escuto as pessoas chamando a gente de "gangue de preto" e quando afirmam que nós só ficamos usando drogas e brigando. Somos da paz e não devemos ser julgados pelo modo como nos vestimos. 

7. Quais são suas perspectivas de futuro?

Eu me vejo como músico e sonho em ser um revolucionário. Quero que a sociedade mude, que tenha mais justiça e mais liberdade.

8. Mensagem final:

Que a juventude lute pelos seus ideais, que se queremos mudar o mundo, vamos tentar mudar da maneira certa. A droga não é o melhor caminho para essa mudança.  

Diogo apresentou na ocasião da entrevista, um Fanzine elaborado por ele, que será distribuído durante a  "II Caminhada Quem se Informa não usa drogas". Com frases de impacto e de repúdio à droga, Diogo espera contribuir para que a sociedade enxergue o punk de outra forma: " Vamos fazer a nossa parte e contribuir com o combate à droga no nosso município".

A saber sobre o Movimento Punk:

O estilo punk surgiu em 1975 como mais uma manifestação juvenil semelhante aos da década de 50 e 60: o objetivo do movimento era a afirmação de um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. O estilo musical punk rock surgiu nos Estados Unidos com a banda The Ramones, que se baseou no rock and roll, com músicas simples e curtas, no máximo com três ou quatro acordes.

Na Inglaterra, o espírito renovador do punk rock se mesclou a uma situação de tédio cultural e decadência social, provocando o surgimento do punk propriamente dito, com estilo visual grosseiro, humor ácido, sarcasmo, agressividade e pessimismo.

Atualmente, o conceito de punk é um pouco diferente do punk “clássico”. De fato, entre os membros da tribo não existe agressividade e pessimismo, características atribuídas às tribos surgidas Inglaterra.

Os punks geralmente usam calças jeans justas, rasgadas, jaquetas de couro, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano ou cabelo um pouco comprido. A moda punk contrasta com a moda vigente e sempre apresenta elementos contestadores aos valores aceitos pela sociedade. Entre as características ideológicas podemos citar o anti-nazismo, o amor livre, a liberdade individual, o autodidatismo e o cosmopolismo.

Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/estilo-punk.htm

A informação é o melhor caminho para combater o preconceito!!!

7 comentários:

  1. Meu orgulho, muito bem Dioguinho, mamãe te ama. Não as drogas, não ao preconceito, sim a diversidade.

    ResponderExcluir
  2. O Diogo está aqui para provar que não é o que você escuta, a forma como se veste que sugere as escolhas, mas sim uma conduta ética e participativa na sociedade!!!!Parabéns ao Movimento Punk sem drogas de Camocim!!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso aeh.. eu tbm conheço um pouco do cenário Underground de Camocim e conheço o Diogo. Sempre falo com ele, mas o que me orgulha é que, além dele ser tão jovem, ele ainda consegue superar o preconceito de ser Punk, lutar pelos ideais da maneira correta mostrando atitude através da música e das letras, ele também diz não às drogas e ao invés de ficar perambulando vai aprender tocar. É de mais jovens como ele que Camocim precisa. Punk não é ser errado, violento, sujo, etc... como o pessoal diz e como certos grupos de 'punks' fazem, Punk é atitude principalmente quando o que está em jogo é uma sociedade mais justa e melhor para todos.

    ResponderExcluir
  4. Além de ser amigo do Diogo eu tenho muitos amigos de diversos estilos musicais.O que devemos ter em mente é que a droga estar em todos os tipos de estilos de vida, não é só no PUNK,Rock in roll,Hippie,no FUNK,entre outros, a droga aparece nas classes mais baixas da sociedade até as mais altas classes sociais! Não curto muito a música Punk,mas curto aquelas pessoas que tem uma ideologia que busca o melhor para a sua vida e para o meio em que vive, diferentes daquelas pessoas que são totalmente influenciáveis e que por algum problema ou sem problema algum "Experimentando a droga só por essa vez",mas que acaba sendo para o resto da vida!Valeu Diogo,Valeu Tia!
    Caio Lemos Sales.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Caio e Valdeci pela excelente contribuição!!!!!

    ResponderExcluir
  6. tenho muito orgulho desse menino ele sabe e toda galera que curti punk ou metal ai em camocim pq tive o prazer de mostra varias coisas do punk pra ele e sempre que mim via comentava comigo sobre o movimento fazia pergunta acho que ele lembra de mim (junior)..valew diogo por nunca deixa essa luz no fim do túnel apaga valew msm abraço... Ass junior !

    ResponderExcluir