segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que vem depois da Pós-modernidade?


O que vem me inquietando é saber o que virá quando a pós-modernidade acabar. Os aparelhos celulares ficam cada vez menores e com mais funções, diminuindo assim, o seu poder de uso inicial: conversar, dialogar. Os aparelhos de televisão permitem agora simular uma realidade que não estava no roteiro, os jogos de computadores fazem com que tenhamos uma “segunda vida”, com muitos bens materiais, diversos parceiros sexuais, padrão de beleza incontestável e muito dinheiro no banco. Enquanto isso, na vida real, as contas chegam e se acumulam, o filho está enfrentando problemas na escola, a relação conjugal não vai bem, a filha de 16 anos engravidou, a sobrinha que acabara de chegar do interior descobre o crack! Ufa! Chego até a sentir medo do futuro!
A sociedade que conseguimos construir hoje me faz questionar sobre a real evolução (pra mim involução) da espécie humana. Ainda percebo claramente os sinais de barbárie de um tempo que eu não vivi (aquele tempo dos primatas) e me preocupo com o que ainda vou viver. Hoje em dia o homem tem medo do próprio homem, enquanto passa a criar cobras de estimação em suas casas. Que mundo é esse?
É preciso investir mais nas relações sociais saudáveis e menos artificiais, para que as pessoas voltem a conviver e a sentirem menos solidão. É preciso escrever cartas, mandar flores, dar um abraço, ser gentil, ser tolerante, ser ecologicamente correto, acreditar na vida e nas pessoas. É preciso utilizar a tecnologia para aproximar e não, distanciar. É preciso mandar e-mails pessoais, ao invés de e-mails de massa e correntes ameaçadoras de desgraças futuras. É preciso dar gargalhadas, ao invés de teclar: “kkkkkkkk”. É preciso mudar, transformar e esse chamado é urgente! Afinal, o que vem depois da pós-modernidade?

Talita de Lemos Leão 
Assistente Social - CAPS II Camocim/Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário